Cifose – Causas, Sinais e Tratamentos

A cifose é muito famosa por compor uma deformidade que faz quem a possui ser conhecido como “corcunda”, ela provoca uma curva na coluna torácica, possui várias causas e proporciona muitos desconfortos para as pessoas que a possuem.

            Quando a curvatura da cifose se torna muito acentuada com mais de 40 graus é necessária atuação médica a medida em que além de dor, produz muita insatisfação postural.

kyphosis-adult-hyper

            Tem causas muito comuns referentes a maus hábitos no dia a dia, em alguns casos pode ser resultado de alguma doença mais grave como as neuropatias musculares. Abaixo podemos destacar as causas da cifose, diagnóstico e tratamento dessa doença.

O que causa cifose

            A cifose tem suas causas ainda em forma desconhecida pela medicina, no entanto fatores como a idade podem contribuir para que o problema se agrave causando a hipersifose.

            A cifose idiopática, sem causas aparentes, iniciada geralmente na juventude pode estender-se para a vida adulta, no entanto quando ela apresenta evoluções muito rápidas é necessário o tratamento até a intervenção cirúrgica.  Algumas hipóteses apontam as causas como:

  • Sequela de fratura na vertebra
  • Herança genética
  • Postura
  • Doenças reumáticas
  • Infecção
  • Tumores
  • Malformações
  • Doenças neuromusculares

Sinais e sintomas da cifose

            Os sinais e sintomas que os pacientes portadores da cifose apresentam em seu estágio inicial apresentam apenas a deformidade percebidas por pessoas do convívio.

            De forma geral a dor se apresenta quando a doença atinge seu ápice de forma que a convexidade se torna visível, tem baixa intensidade, no entanto pode perdurar principalmente à noite quando a temperatura se apresenta mais amena.

Diagnóstico

diagnosis-300x300

            O diagnóstico da doença é muito simples de ser identificado pelo profissional de saúde, por isso é muito importante ao perceber qualquer um dos sinais de anormalidade procurar ajuda.

            É através do exame clínico e de raio-x que o médico identifica a deformidade, podendo observar o grau da lesão e classifica-la. Podem ser solicitados outras avaliações mais profundas pelo profissional, como a tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamento da cifose

            O tratamento da cifose em estágio inicial consiste em fortalecer e alongar a musculatura das costas e peito para isso são praticadas algumas atividades como:

  • Natação
  • Fisioterapia
  • Correção da postura

Além disso podem ser utilizados os coletes e palmilhas ortopédicas a fim de corrigir um pouco a deformidade e contribuir para melhora postural, quando a causa tem essa relação.

Em casos mais graves em que a curvatura ultrapassa o grau 40, e além de problemas estéticos tem a dor como queixa principal do paciente é necessária a intervenção cirúrgica.

A cirurgia é um tanto arriscada e por isso usada apenas em alguns casos graves específicos, consiste em corrigir as deformidades causadas em decorrência da cifose, através do uso de parafusos e barras de titânio.

Em alguns casos antes da intervenção cirúrgica é necessário tratar a causa da deformidade, podendo ser a presença de tumores, fraturas, doenças reumáticas ou metabólicas como a osteoporose.

Dentre os principais problemas ocasionados pela cifose podemos citar a degeneração dos discos intervertebrais, no entanto merece destaque os problemas pulmonares que o paciente possa desenvolver em decorrência da doença como o comprometimento da função pulmonar.

Em casos de comprometimento respiratório é necessário exercício de respiração a fim de trabalhar o diafragma.

Em caso de identificar algum desses sintomas esteja atento e procure um médico, a intervenção em estágio inicial pode ser mais fácil de realizar o tratamento através da Reeducação Postural Global (RPG), além do colete e palmilhas ortopédicas.

O ideal é cuidar da cifose no começo e evitar a intervenção cirúrgica que além de uma extensão grande, possui alguns riscos, gostou desses de saber como funciona a cifose, leia também um artigo sobre A osteoporose na coluna.

One thought on “Cifose – Causas, Sinais e Tratamentos

  1. You really make it appear so easy with your presentation but I in finding this matter to be really one thing that I think I might by no means understand. It sort of feels too complicated and extremely large for me. I’m looking ahead in your next post, I¦ll attempt to get the hold of it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *