Hérnia de Disco

  • O que é…

A Hérnia de disco é um problema bastante comum que afeta a região lombar e cervical, causando muitas dores nas costas. Mas para entender o que é a Hérnia de disco é preciso primeiro saber como ela funciona.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a nossa coluna é formada por articulações que são compostas por vértebras e pelos discos intervertebrais formando um anel fibroso e o núcleo pulposo, e que o disco intervertebral atua como se fosse um amortecedor, pois a sua função é de absorver todos os impactos que a nossa coluna sofre.

E quando uma parte do disco intervertebral se desloca saindo da sua posição normal e aperta as raízes dos nervos da coluna, ocorre a Hérnia de disco.

view-herniated-discs

  • Causas…

A principal causa da Hérnia é pelo tempo de desgastes dos discos, pelo seu uso repetitivo, pois quando um disco se desloca da sua posição normal ele começa a se atritar com as raízes dos nervos causando pressão sobre elas e consequentemente muitas dores lombares.

Mas tudo indica também que sobrecarregar os músculos das costas levantando pesos excessivo pode desencadear esse problema.

Disponível em www.semiologiaortopedica.com.br
Disponível em www.semiologiaortopedica.com.br
  • Tratamento…

O principal tratamento da Hérnia de disco é seguir a orientação médica e fazer bastante repouso, muitas pessoas que seguem a risca as recomendações médicas logo se recuperam retornando as suas atividades normais.

Em casos mais crônicos é recomendado pelo médico alguns tratamentos ou medicamentos mais fortes que podem incluir uma cirurgia ou injeções de esteroides.

Quando o deslocamento é causado por lesões fortes, como por exemplo levantamento de um objeto muito pesado ou até mesmo por causa de um acidente de carro causando dores fortes nas costas, poderá ser receitado pelo médico analgésicos do tipo narcóticos ou anti-inflamatórios, mas isso vai depender muito do caso, já para outros casos acompanhados por espasmos nas costas e possível amenizar o problema com uso de relaxantes musculares.

Os remédios anti-inflamatórios são para controlar a dor a longo prazo e se a dor não responder a anti-inflamatório os  narcóticos poderão receitados.

pill

Além disso, é indicado também sessões de fisioterapias para ajudar na recuperação mais rápida. Entre algumas das recomendações dos fisioterapeutas podem estar a utilização de ultrassons, compressas com gelo ou calor, estímulos elétricos, tração e imobilização temporária das costas e pescoço.

Já para um tratamento que visa controlar a dor a longo prazo as injeções de esteroides na região da Hérnia de disco podem ajudar bastante nesse caso, pois ela ajuda a diminuir o  inchaço ao redor do disco aliviando as dores, essas injeções só podem ser aplicadas em consultório médico com auxilio de um raio-x para localizar a área correta onde a injeção deverá ser aplicada.

E como dito também tem a cirurgia que é indica em último caso os sintomas não desapareçam, após os outros tratamentos.

  • Prevenção…

Você pode evitar a Hérnia de disco tomando alguns medidas e obtendo técnicas de segurança, para levantamento de peso e controlando o peso do seu corpo, essas são as principais causas de lesões das costas. Manter uma rotina de exercícios físicos e uma boa postura do corpo são essenciais para prevenir uma Hérnia de disco.

boa postura

Em caso de suspeitas ou dúvidas você também pode consultar um médico especialista para orientação de como tratar ou prevenir uma Hérnia de disco. Gostou do tema? Deixe seus comentários logo no final do post.

2 thoughts on “Hérnia de Disco

  1. valentim prado disse:

    qual o nome do esteroides? quero comprar.

  2. My brother recommended I may like this website. He was once entirely right. This post truly made my day. You can not imagine simply how so much time I had spent for this info! Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *