Lesões da coluna nos esportes

Quem pratica esportes está sujeito a sofrer com os mais diversos tipos de lesões, no entanto as mais graves situam-se na coluna e podem causar diversos desconfortos, além disso o tipo de esporte pode indicar o grau da lesão.

            Mais de 80% dos atletas sofre com as temíveis dores nas costas, isso porque esse é o principal órgão de sustentação corporal e qualquer atividade que se desempenhe o afeta de forma direta.

7e956676079bdbf99679f864dc46e5a5

            O grau dos desconfortos e as lesões variam de acordo com o tipo de esporte praticado pelo atleta, sendo que jogadores de futebol, tenistas, ginastas, lutadores e remadores no geral experimentam as formas mais agudas nas dores na coluna principalmente na região lombar.

            Para compreender melhor o assunto passemos para uma avaliação mais profunda averiguando quais as principais lesões nesses esportes como evitá-las.

Principais leões nos esportes mais comuns

            Alguns esportes em decorrência dos movimentos exigidos para sua prática podem resultar em lesões, e a intensidade deles pode ainda definir o seu grau.

            A fim de observar de forma mais profunda abaixo estão selecionadas as lesões na coluna nos esportes mais comuns:

  • Futebol
  • Tênis
  • Ginástica
  • Remo

– Futebol

            Dentre as várias lesões que sofrem os jogadores de futebol, as lesões na coluna talvez sejam as mais incomodas. As regiões mais afetadas nestes esportistas são a cervical e a torácica.

ahkeela-mollon-e-montano-fatima_omar-torres-afp

            A quantidade de cabeceadas na bola e a intensidade desses impactos são responsáveis por atingir essa área de sustentação corpórea e acabam prejudicando a região cervical nos jogadores.

            Além da cervical, a parte torácica embora seja menos afetada pode causar nos jogadores problemas como a hérnia de disco e fraturas vertebrais, pelo desgaste dos tecidos moles resultantes de contraturas, distensões e contusões.

            Lesões na coluna além de desconforto podem interferir no desempenho dos atletas no esporte, uma forma de evitar essas lesões é praticar alongamentos e fisioterapias.

– Tênis

            O tênis é um esporte muito empolgante e no entanto causa muitas lesões nos praticantes, dentre elas as da região lombar constituem as mais graves.

c935cfe89c3b472e2d186e0484077861

            As lesões lombares geralmente são provocadas pelos giros e movimentos repetitivos a que o esportista é submetido durante os treinos e partidas no tênis, dentre as lesões mais comuns estão além dores, quebradura de vertebras e escorregamento das mesmas.

            Uma forma de amenizar os efeitos e lesões é os técnicos ensinarem os movimentos que exercem maior esforço na região do corpo quando o atleta estiver mais desenvolvido a fim de diminuir os efeitos. Algumas delas podem afastar do esporte de forma permanente.

– Ginastica

            As lesões na coluna referente a ginastas geralmente são muito comuns e assim como o tênis tem maior incidência na região lombar.

maxresdefault

            Na região lombar principalmente com saltos é a que mais absorve impactos, além disso os desgastes na coluna de forma degenerativa atingem os discos entre as vertebras, e podem causar muitas dores, problemas como a lordose e escoliose também são comuns devido a postura adquirida.

            Como forma de amenizar o problema recomenda-se repouso, no entanto em alguns casos é necessária intervenção medicamentosa e até imobilização da região a fim de reduzir os impactos causados e dores, é rara a intervenção cirúrgica.

            Os esportes embora confiram maestria e muita beleza para quem é espectador, por trás das cortinas existe um mundo de lesões, dores e contusões que exigem muito esforço e dedicação dos atletas, para seguirem em frente e conquistarem muitas de suas vitórias.  

            Como se pode observar existem alguns hábitos e iniciativas que podem amenizar as lesões que de forma inevitável irão surgir ao longo do tempo. Gostou desse artigo, leia também Osteoporose na coluna.

4 thoughts on “Lesões da coluna nos esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *